Sobre Nós

A história da Petropneus

O nome da empresa Petropneus resulta da continuidade empreendedora de uma família de longas tradições comerciais que em 1876 fundou a Casa Oliveira, no lugar das Neves freguesia de Barroselas (Capareiros).

A Casa Oliveira propriedade do Sr. José Manuel Oliveira, avô e bisavô dos atuais sócios gerentes da Petropneus, começou por negociar a grosso produtos agrícolas, em particular o vinho, na região do Vale do Neiva. Até finais do século XIX, este foi o catalisador do negócio que já agregava entretanto uma loja de venda ao público de fazendas e mercearia. Espaço comercial que prolongou a sua atividade até finais da década de setenta do seculo passado.

Em 1921 o novo sócio gerente, José Manuel de Oliveira Júnior, filho do fundador, para além de ter dado continuidade ao negócio herdado, inovou a atividade da Casa Oliveira com a instalação da primeira bomba de combustíveis na região e uma das primeiras no distrito de Viana do Castelo.

Em meados de 1950 o “Sr. Caixeiro”, já com a colaboração do seu filho António Ribeiro de Oliveira Amaral, introduziu no seu negócio o comércio do gás em garrafa e eletrodomésticos.

A partir da década de 70 do seculo XX a Casa Oliveira, já sob a administração Sr. Oliveira Amaral, sofreu um processo de reestruturação. Foi encerrado o negócio de mercearia e miudezas a favor do comércio de eletrodomésticos, com a oferta de uma área comercial de venda ao público mais ampla, bem como a construção de dois armazéns. Um vocacionado para a distribuição de colchoes e um outro destinado a oficina de pneus.

Pode pois dizer-se que quando fundada nos anos oitenta, coincidente com a entrada na sociedade do Sr. António José Proença de Oliveira Amaral, a Petropneus tinha “atrás de si” um passado comercial que deixa ate hoje quer os sócios quer os seus cinquenta funcionários orgulhosos por tão prestigiada tradição familiar. Passados 141 anos da fundação e sob a administração da quarta geração familiar, a Petropneus continua a desenvolver diariamente um trabalho de grande rigor e profissionalismo quer no concelho de Viana do Castelo quer no concelho de Ponte de Lima.

Com confiança podemos afirmar que atualmente liderámos os mercados locais em alguns sectores de atividade em que estamos envolvidos, que vão desde os pneus, combustíveis líquidos, combustíveis gasosos, postos de abastecimento, lubrificantes, mecânica automóvel e acessórios para automóveis. O sucesso da Petropneus deve-se à satisfação dos nossos clientes. Eles são os nossos maiores parceiros.


CRIAMOS CONFIANÇA